Mais Lidas

Operação mira milicianos

Polícia vai atrás de cigarros contrabandeados

Uma quadrilha de milicianos que atua no bairro Parque Fluminense, entre Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi alvo de uma ação integrada do Ministério Público (MPRJ), Receita Federal e Polícia, ontem. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em depósito clandestino de cigarros contrabandeados da quadrilha. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Especial da Capital.

De acordo com informações do MPRJ, o bairro Parque Fluminense tem sido alvo de "crescente interesse de grupos milicianos na comercialização de cigarros, seja através da venda de produtos contrabandeados ou mesmo pela imposição de monopólio comercial nas áreas por eles dominadas".

Sigilo quebrado

O MPRJ também obteve, por decisão judicial, a quebra do sigilo de dados dos celulares apreendidos na ação para que possa ter acesso a informações sobre a atuação da quadrilha através de mensagens, fotos e vídeos enviados e recebidos por aplicativos ou armazenados na memória dos aparelhos ou dos chips, que os guarnecem.

Para o MPRJ, "tal medida é pertinente e essencial para as investigações, sendo o meio lógico e eficaz para o êxito na conclusão das investigações sobre a atuação do grupo criminoso.

Até o fechamento desta edição, nenhum dos órgãos envolvidos na investigação havia divulgado balanço da operação.