Mais Lidas

Wassef abre o bico

Advogado admite que mentiu para proteger Queiroz de 'forças ocultas'

O advogado Frederick Wassef corre o risco de pegar de três a oito anos de prisão pelas mentiras
O advogado Frederick Wassef corre o risco de pegar de três a oito anos de prisão pelas mentiras -

O 'não sei, não vi, não conheço' e depois o 'menti' podem dar de 3 a 8 anos de cana e muita dor de cabeça ao advogado Frederick Wassef, que deu guarda a Fabrício Queiroz, em casa de sua propriedade em Atibaia-SP. Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, está preso temporariamente em Bangu 8 por causa do suposto esquema de "rachadinhas" no gabinete do 01, quando este era deputado estadual.

Após dar inúmeras entrevistas negando que conhecesse Queiroz e que o tenha abrigado, Wassef admite que mentiu e agora diz que escondeu Queiroz porque ele estaria jurado de morte por "forças ocultas", mas não explicou que forças seriam essas. Essa nova versão foi dada à revista Veja.

O advogado Sérgio Batalha explicou ao MEIA HORA que um advogado tem o dever ético de não revelar informações confidenciais do cliente, inclusive local do seu eventual esconderijo. "Mas a questão é que, pelo que o próprio Wassef revelou, ele nunca foi advogado do Queiroz. Ele foi advogado do Flávio Bolsonaro. Logo, ele não poderia auxiliar uma testemunha capital em um inquérito criminal a se ocultar para retardar ou prejudicar o andamento do inquérito".

"Tal atitude pode ser tipificada, em tese, como crime de obstrução da Justiça, previsto na lei nº 12.850/2013", acrescenta. "O crime prevê pena de 3 a oito anos de prisão, e tal atitude pode tipificar infração ética (na OAB) também", avalia Batalha. "Obviamente que tais fatos terão de ser apurados em eventual inquérito, com amplo direito à defesa, mas creio que há elementos para para apurar a conduta do Wassef no episódio Queiroz", finaliza o advogado.

Comentários