Mais Lidas

Saúde sem pagamento

Profissionais de hospitais reclamam de atraso nos salários pelo terceiro mês seguido

Profissionais do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, protestaram em frente à unidade
Profissionais do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, protestaram em frente à unidade -

O salário atrasado de profissionais da saúde da rede estadual, reflexo de contratos nebulosos com Organizações Sociais no Rio, causa indignação entre funcionários de mais uma unidade de saúde. Ontem, profissionais do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, protestaram em frente à unidade para reivindicar o pagamento, que atrasou pelo terceiro mês consecutivo, além de garantia do adicional de insalubridade.

O pagamento, previsto para o quinto dia útil passou a ser efetuado no 15º dia. Neste mês, entretanto, o dinheiro ainda não foi depositado pelo Instituto dos Lagos Rio, Organização Social encarregada da gestão do Hospital Alberto Torres.

Segundo um profissional da unidade, ainda não houve o repasse da Secretaria Estadual de Saúde para a OS, e há falta de comunicação entre o instituto e os profissionais de saúde quanto ao pagamento. Enfermeiros e administrativos, funcionários com contratação CLT, ainda não receberam o FGTS referente a maio.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que os contratos de OSs estão sendo avaliados em conjunto com Procuradoria-Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado, e a nova gestão criou um grupo de trabalho entre três subsecretarias para dar mais celeridade à análise contratual e ao pagamento dos salários.