Mais Lidas

Salário atrasado

Profissionais da Saúde estão sem pagamento

Profissionais prejudicados estão reivindicando o pagamento dos salários e a manutenção dos empregos
Profissionais prejudicados estão reivindicando o pagamento dos salários e a manutenção dos empregos -

O Sindicato dos médicos do Rio (Sinmed-Rj) e o Sindicato dos Enfermeiros (Sindenf-Rj) entraram com uma ação coletiva no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-Rj) ontem, reivindicando o pagamento dos salários atrasados e a manutenção dos empregos. A falta de pagamento é consequência da falta de repasse da Secretaria Estadual de Saúde para as organizações responsáveis pela administração dos hospitais. Alguns profissionais já estão sem receber a mais de dois meses. "A secretaria está envolta em escândalos de corrupção e no final das contas os repasses não tem sido feito para as organizações sociais", explicou o presidente do Sinmed Alexandre Telles. Estão sem receber profissionais das UPAs de Copacabana, Botafogo e Taquara, o Hospital de Anchieta e os médicos do Samu.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou em nota que todos os contratos vencidos ou por vencer com as organizações sociais "estão sendo revisados pela SES, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado."

No entanto, Telles reforçou que a consequência dessa ação não pode prejudicar estes profissionais: "O sindicato apoia todas essas investigações, mas essa regularização não pode prejudicar o lado mais fraco dos trabalhadores. O salário é de natureza alimentícia, esses profissionais têm contas para pagar", afirma.

Os sindicatos pediram a mediação do Tribunal Regional do Trabalho. "Pedimos uma conciliação no TRT para chegarmos numa conclusão com as organizações sociais. Temos nossas responsabilidades, mas o estado tem que arcar com as dele".

Funcionários repudiam gestão