Mais Lidas

Itens de origem animal liberados

Medida vai beneficiar pequenos produtores e garantir mais segurança aos consumidores

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, publica hoje no Diário Oficial a regulamentação para inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Além dos avanços na prevenção de riscos à saúde, o Serviço de Inspeção Municipal auxiliará a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, hambúrgueres e linguiças artesanais, que não se regularizaram por falta de autorização.

A formalização dará direito ao selo de inspeção. "OSIM-Rio vai beneficiar o micro, pequeno e médio produtor em um programa que prevê ainda a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção, possibilitando a expansão de mercado em nível nacional. É uma oportunidade para a recuperação econômica dos empreendedores cariocas", destacou Ronaldo Gil, coordenador do Núcleo de Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Outro segmento contemplado é o de comércio de autosserviço, como restaurantes, supermercados, açougues e laticínios. Os estabelecimentos poderão vender artigos de fabricação própria em um ambiente controlado e adequado.

Dono de um restaurante no Grajaú que produz linguiças artesanais para consumo próprio, Fernando Breschnik aposta no novo serviço. "É uma revolução na área de inspeção, uma inovação que há anos esperávamos. O selo nos permitirá registrar e formalizar os produtos para venda. O serviço chega em boa hora, porque a quarentena reduziu nosso movimento em 80%", explicou.