Mais Lidas

Não é brincadeira

Prática de soltar balões põe muitas vidas em risco

Rubens Lopes, presidente da Ferj, está em colisão com Bota e Flu
Rubens Lopes, presidente da Ferj, está em colisão com Bota e Flu -

O período das festas de meio do ano, nos meses de junho a agosto, é também a época que mais se solta balão no estado do Rio, uma prática criminosa que pode causar tragédias. E o perigo é ainda maior por coincidir com a estiagem, entre maio e outubro, que "cria condições favoráveis à propagação de incêndios por causa da escassez de chuvas e os ventos mais intensos", segundo o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Além de incêndios em matas, os balões também representam perigo para o tráfego aéreo, quando voam próximo a aeroportos.

Segundo o CBMERJ, o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais 9.065, de fevereiro de 1998, estabelece que "a prática de soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime. Quem for pego praticando alguma dessas atividades pode ser penalizado com detenção, estando sujeito também a pagamento de multa por balão apreendido."

"Embora não caiba à corporação a apuração das causas das ocorrências, a experiência dos militares aponta para incêndios causados por queimadas ilegais (renovação de pastagens, vandalismo, queima de "limpeza" e queda de balões). Os principais danos são as perdas da flora e fauna", diz o comandante geral do CBMERJ e secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey Costa Junior.

Investigações da polícia apontam que a prática de soltar balões reúne grupos que incluem milicianos, principalmente na Zona Oeste, em festivais clandestinos. Esses bandos costumam ir atrás de seus "brinquedos", geralmente armados, e não hesitam em ameaçar e invadir propriedades particulares para resgatar os balões. Em julho de 2018, o pavilhão 3 do Riocentro teve o telhado destruído por incêndio provocado por balão.

Rubens Lopes, presidente da Ferj, está em colisão com Bota e Flu Luciano Belford
Os balões podem causar riscos à natureza, outros prejuízos e mortes Reprodução do facebook