Mais Lidas

Pequenas Empresas, grande ajuda

Em tempos de pandemia, microempresários se reinventam e buscam crédito para manter negócio

O isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus tem trazido uma série de desafios para os micros e pequenos empresários. Em uma luta constante para não fechar as portas, eles tentam se reinventar e conseguir créditos para manter o negócio. Neste cenário, há bancos e empresas que apostam em iniciativas para ajudá-los. Segundo o Sebrae, o número de empresários que procuraram crédito chegou a 39,1% no Estado do Rio. Dos que tentaram, apenas 6,4% conseguiram empréstimo, 20,5% aguardam resposta e 73,1% não tiveram seus créditos aprovados.

É o caso de Victor Garrido, de 28 anos, que tem um negócio em Ramos, na Zona Norte, há cerca de dez anos. A loja de água, gás e gelo emprega quatro funcionários de carteira assinada e um freelancer. "Tem sido período bem diferente. Muitas empresas que compravam em quantidade levam bem menos e outras, nada. Ainda há a demora para pagar as que são faturadas mensalmente", afirma. 

Por conta disso, Garrido busca crédito para manter o negócio e arcar com as despesas de aluguel, luz, funcionários e também de obra que fez no local.