Mais Lidas

Bicho começa a pegar

Promotores dividem processo para garantir cadeia por 'rachadinha"

Márcia Oliveira de Aguiar está sendo investigada junto com o marido Fábricio Queiroz
Márcia Oliveira de Aguiar está sendo investigada junto com o marido Fábricio Queiroz -

A operação que levou à prisão de Fabrício Queiroz servirá de base para a denúncia que o Ministério Público do Rio deve apresentar contra o primeiro grupo de investigados no caso da 'rachadinha'. Os promotores devem dividir os processos de acordo com os núcleos da organização criminosa que acusam ter funcionado no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro, na Alerj. A medida é uma tentativa de dar mais agilidade ao processo.

A Operação Anjo atingiu quatro integrantes do que a promotoria designa como o "primeiro núcleo da organização criminosa, ligado ao ex-assessor parlamentar."

No grupo de Queiroz, o Ministério Público lista 14 pessoas. Além dele, são citadas suas duas filhas — Nathália Melo de Queiroz e Evelyn Melo de Queiroz —, e sua mulher, Márcia Oliveira Aguiar, que está foragida. Os dois outros integrantes do grupo que foram alvo da operação são as ex-assessoras Luiza Souza Paes e Alessandra Esteves Marins.

É este núcleo que deve ser o alvo da primeira denúncia criminal. No pedido de prisão de Queiroz, os promotores mostraram que obtiveram na Justiça 103 quebras de sigilos bancários e fiscais de empresas e pessoas para apurar os crimes de organização criminosa, obstrução da Justiça, peculato, lavagem de dinheiro e inserção de informação falsa em documento público. Juntos, os crimes atingem penas que, se somadas, chegam a um mínimo de 13 anos e máximo de 45 anos de prisão.

Perícia em telefones

O processo ainda pode ter outras diligências a partir do que for encontrado pela perícia nos telefones do ex-assessor e do advogado de Flávio Bolsonaro, Luiz Gustavo Botto Maia, outro alvo. Um dos objetivos é identificar o personagem que usa o codinome 'Anjo', responsável por dar ordens para Queiroz e mantê-lo escondido em Atibaia, onde foi preso na quinta-feira.

Márcia Oliveira de Aguiar está sendo investigada junto com o marido Fábricio Queiroz Arquivo Pessoal
Fabrício Queiroz (E) desembarca no aeroporto de Jacarepaguá, de colete e escoltado por policiais Cléber Mendes / Agência O Dia