Mais Lidas

Desafios do home office

Pesquisa mostra alta de 70% nas buscas por espaços de trabalho para dentro de casa

Em busca de adaptação ao trabalho remoto, a procura por um espaço para home office cresceu 70% durante a pandemia do novo coronavírus. Uma pesquisa feita pela Loft, startup do mercado imobiliário, mostrou que 45% das pessoas tentam encontrar imóveis maiores para se adequar. Além do espaço reservado ao trabalho, o levantamento também aponta o desejo dos clientes por uma melhor utilização de outras áreas como a cozinha.

"Agora que alguns paradigmas estão sendo quebrados, as pessoas estão se adaptando em casa", explicou o empresário João Vianna, um dos cofundadores da Loft.

A intérprete Anna Vianna trabalha com tradução simultânea e precisou adaptar um estúdio em sua casa. "Já queria criar desde o ano passado a interpretação remota, tinha comprado um equipamento de som e computador. Com a chegada da pandemia, adaptei proteção acústica nas janelas e nas estantes para evitar os ruídos", explicou.

Os professores também estão se desdobrando para suprir a falta das salas de aula. Marcelo Mattos é cofundador e professor da oficina de redação Palavra Mágica, em Niterói. Ele revela como tem se virado: "Tive que organizar, montei uma mesa, comprei uma luz, até brinco com os meus alunos que virei youtuber."

Já para o repórter Mingos Lobo, a solução foi transformar a sala de jantar em escritório. "Quando a surgiu a necessidade de ter um espaço para trabalhar, optei pelo conforto. Peguei uma televisão para usar como monitor, trouxe minha cafeteira e criei um bom espaço", relata.

A psicóloga pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental Cheila Cabral explica a importância de reservar um canto como local de trabalho: "É muito saudável que a gente busque um espaço para a atividade, assim o cérebro vai entender que ele é um espaço diferente."