Mais Lidas

EUA vetam o uso da cloroquina

Agência reguladora do país retira autorização para uso contra a Covid-19

A agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos retirou a autorização de emergência para que a cloroquina e a hidroxicloroquina sejam usadas em tratamentos para a Covid-19. Os medicamentos eram veementemente defendidos pelo presidente Donald Trump, que chegou a enviar dois milhões de doses para o Brasil. "Não é mais razoável acreditar que as fórmulas orais HCQ (hidroxicloroquina) e CQ (cloroquina) são eficazes no tratamento da Covid-19", escreveu Denise Hinton, cientista-chefe da FDA, órgão que regula os medicamentos no país.

A FDA havia concedido autorização no dia 30 de março para que esses tratamentos fossem prescritos, só em hospitais, a pacientes de Covid-19. Trump depositou esperanças na hidroxicloroquina e chegou a fazer tratamento preventivo com o remédio por 15 dias.

No entanto, a FDA alertou em 25 de abril ser contra à utilização dos dois medicamentos "fora do hospital ou ensaio clínico devido ao risco de transtornos cardíaco".

A agência se baseou em uma reavaliação dos dados disponíveis no momento da liberação de emergência para pacientes com a Covid-19. Estudo com 821 pacientes dos EUA e Canadá, publicado no dia 3 de junho na revista científica 'The New England Journal of Medicine', também não encontrou prova de eficácia na prevenção ou cura da doença.