Mais Lidas

Por conta da pandemia, mulheres optam por adiar seus planos de gravidez

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida recomenda que a implantação de embriões não seja realizada neste momento

Juliana Caribé precisou parar o tratamento para engravidar, que vinha fazendo desde 2015
Juliana Caribé precisou parar o tratamento para engravidar, que vinha fazendo desde 2015 -

Em meio às incertezas causadas pela pandemia e a crise no sistema de saúde, uma em cada três mulheres já optaram por adiar os planos de engravidar, segundo o Ministério da Saúde. No Rio e em São Paulo, estados com maiores números de casos e óbitos, pelo menos 32% das mulheres já mudaram o planejamento.

Para as mulheres que estão passando pela reprodução assistida, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida recomendou que a implantação de embriões não seja realizada neste momento. O médico e diretor do Vida Centro de Fertilidade, Paulo Gallo, explicou que apesar dos estudos não darem certeza sobre complicações da Covid-19, o ideal é adiar o momento para um período mais tranquilo.

"Conhecemos muito pouco sobre esse vírus, precisamos usar o bom senso da medicina. Com a rede hospitalar tão comprometida, qualquer complicação que pudesse vir a acontecer numa gravidez, poderia ter dificuldades", explicou Paulo.

As mulheres que estão tentando viver a maternidade também precisaram adiar o sonho. A coach de desenvolvimento Juliana Caribé, de 42 anos, tenta engravidar desde 2015. "A médica me passou a recomendação de não fazer novas implantações neste período. Já tive uma implantação que não deu certo e agora estou numa trégua, para eu tentar novamente. É um processo custoso financeiramente e emocionalmente, então não quero correr riscos neste momento".