Mais Lidas

Leitos ociosos na rede federal

Médicos denunciam 1.050 leitos fora de uso no município do Rio

Hospital Federal de Bonsucesso tem leitos que não são usados
Hospital Federal de Bonsucesso tem leitos que não são usados -

Vistorias realizadas pelo Sindicato de Médicos do Rio (SinMed), na semana passada, constataram que há cerca de 1.150 leitos ociosos nos hospitais federais no Rio de Janeiro. No início de abril, apenas 50 leitos foram abertos, no Hospital Federal de Bonsucesso.

O diretor de Corpo Clínico da unidade, Julio Noronha, conta que o governo federal destinou 170 leitos do HFB para o tratamento da doença, mas até o dia 9 de maio apenas 18 estavam disponíveis. Agora, a unidade opera com cerca de 65 vagas, das quais 24 de UTI. Para o diretor, se houvesse a abertura dos leitos ociosos na rede federal, não haveria a necessidade de tantos hospitais de campanha.

"Se todos os leitos tivessem funcionando e houvesse boa interlocução entre governos federal, estadual e municipal, seria necessário abrir apenas um hospital de campanha, porque a rede federal conseguiria absorver boa parte dos pacientes", diz. Entretanto, mesmo com a utilização de toda a malha de leitos da rede, os profissionais de Saúde têm, ainda, reivindicações referentes às condições de trabalho, acentuadas com a pandemia. 

Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou.

Hospital Federal de Bonsucesso tem leitos que não são usados fotos do leitor
Matheus Nascimento: promessa Divulgação/Botafogo