Mais Lidas

Prefeitura multa shoppings e lojas

Fiscalização intensificada para fazer valer regras

Após uma reabertura com grande movimentação, os shoppings tiveram a fiscalização intensificada pela Prefeitura do Rio ontem. Segundo as secretarias de Vigilância Sanitária e de Ordem Pública (Seop), a ação foi motivada pelo alto número de infrações registradas no primeiro dia de relaxamento da quarentena, quando dois shoppings tiveram lojas autuadas com a infração de maior peso.

Segundo a Vigilância Sanitária, o Norte Shopping, no Cachambi, foi multado por não higienizar as superfícies dos ambientes com frequência e três lojas de eletrodomésticos foram fechadas e terão que pagar R$ 13 mil cada por aglomeração.

Em nota, o shopping informou que respeita o limite de 30% da capacidade e faz o controle do acesso. "Ao atingir limite estabelecido, o ingresso ao shopping fica temporariamente suspenso. A administração intensificará a higienização e vai reforçar as orientações a clientes e lojistas para evitar aglomeração".

Outras quatro lojas foram multadas por aglomeração no Bangu Shopping, na Zona Oeste da cidade, que também foi penalizado. Todas as lojas autuadas foram interditadas. O Bangu Shopping alegou que está monitorando e controlando o acesso de pessoas.

Ontem, o prefeito Marcelo Crivella disse que a fiscalização continuará punir os shoppings e lojistas que descumprirem as regras de prevenção à Covid-19. "Nós estamos procurando fazer um processo pedagógico, para insistir com as pessoas. Fazemos um apelo ao comércio de rua e aos shoppings: nós chegamos até aqui depois de 70 dias de sofrimento, não vamos recuar", disse.