Mais Lidas

Bolsonaro dispara contra ex-ministro

Presidente pede que população entrem em hospitais de campanha

Em live na internet, Bolsonaro também acusou governadores de manipularem dados
Em live na internet, Bolsonaro também acusou governadores de manipularem dados -

No mesmo dia em que o Brasil passou das 40 mil mortes e 800 mil casos confirmados da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro acusou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta de adulterar os dados sobre a doença durante sua gestão. A declaração foi feita anteontem, durante live de Bolsonaro nas redes sociais. Ontem, segundo a plataforma do governo federal, o Brasil registrava 802.828 casos e 40.919 mortes.

Na transmissão online, o presidente afirmou que os números passados por Mandetta eram 'fictícios' e que ele deu uma 'inflada' nos dados. Bolsonaro ironizou os conselhos dados pelo ex-ministro para que a população ficasse em casa, e o fato de Mandetta levar a ciência como base para a tomada de decisões. "Levando-se em conta o ministro anterior, esses nímeros eram fictícios. E ele todo dia estava vendendo o peixe de 'fique em casa', 'não saia, a curva tem que amansar', 'ciência, foco, foco na OMS'. Olha o vexame da OMS aí", comentou.

Bolsonaro pediu também para que seus apoiadores filmem o interior de hospitais que recebem pacientes da covid-19 para fiscalizar se há leitos disponíveis. Ele pediu ainda que o material seja enviado para a Polícia Federal. "Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não. Se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda".