Mais Lidas

Governador do Pará investigado

PF investiga apura fraude na compra de respiradores pelo estado

Governador do Pará, Helder Barbalho
Governador do Pará, Helder Barbalho -

A Polícia Federal cumpriu ontem mandados de busca e apreensão no Pará, onde teve como um dos alvos o governador Helder Barbalho (MDB), numa operação que investiga supostas fraudes na compra de respiradores pelo governo estadual. Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça. O relator do caso, ministro Francisco Falcão, também autorizou bloqueio de R$ 25 milhões do governador e de outras sete pessoas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou em nota que há suspeita de que os equipamentos foram comprados com superfaturamento de 86,6%. Já a PF afirmou que a operação se debruça sobre um contrato de R$ 50,4 milhões, que se deu mediante dispensa de licitação justificada pelo período de calamidade pública do novo coronavírus. Segundo a PF, metade do valor total da compra foi paga de forma antecipada, mas os respiradores foram entregues com grande atraso, eram diferentes do modelo comprado e "inservíveis" no tratamento da Covid-19. Os equipamentos acabaram sendo devolvidos.

Por meio de nota, Barbalho se defendeu, afirmando que "o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado. Além disso, o Governo entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos", acrescentando que "obviamente não sabia que os respiradores não funcionariam".