Mais Lidas

Depoimento por escrito e desrespeito

Weintraub fica em silêncio na PF e quebra regras de distanciamento

O ministro Abraham Weintraub compareceu à PF sem usar máscara
O ministro Abraham Weintraub compareceu à PF sem usar máscara -

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, optou por entregar um depoimento por escrito ontem à Polícia Federal (PF). Weintraub é acusado de crime de racismo contra chineses e foi chamado a prestar depoimento no inquérito aberto pelo STF. O ministro se limitou a entregar o documento sem, no entanto, responder às perguntas dos investigadores.

Abraham Weintraub permaneceu por menos de 30 minutos na sede da PF, em Brasília. Ao sair do prédio, o ministro foi carregado por simpatizantes, que o aguardavam em frente ao prédio.

Weintraub compareceu sem usar máscara, descumprindo decreto do governo do Distrito Federal, em razão da pandemia de coronavírus e pegou na mão de manifestantes, quebrando regras de distanciamento social.

A defesa do ministro havia pedido ao ministro Celso de Mello, relator do caso no STF, que fosse concedida a possibilidade de depor em dia e local previamente agendados. O magistrado negou, ressaltando que o cargo de ministro de Estado não concede o benefício. Não é facultado também, aos ministros do Executivo, a possibilidade de prestar depoimento por escrito.

No depoimento anterior, em que é acusado de atacar o STF, ao dizer que colocaria "todos esses filhos da p... na cadeia, começando pelo STF", Weintraub também não respondeu às perguntas.