Mais Lidas

Shoppings adotarão medidas de segurança para reabertura

Decreto da Prefeitura do Rio prevê volta dos shoppings no dia 16 deste mês

Rio de Janeiro - RJ  - 25/05/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Coletiva do prefeito do Rio Marcelo Crivella, no Riocentro, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio - na foto, prefeito Marcelo Crivella - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 25/05/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Coletiva do prefeito do Rio Marcelo Crivella, no Riocentro, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio - na foto, prefeito Marcelo Crivella - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -
Rio - Após o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinar o plano de flexibilização das medidas adotadas para o combate ao coronavírus, os shoppings do Rio já se preparam para adotar os planos de higienização para a reabertura dos estabelecimentos. De acordo com o decreto de retomada das atividades econômicas, os centros comerciais podem reabrir na segunda fase do plano, previsto para o dia 16 deste mês, caso a curva da covid-19 se mantenha estável.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os estabelecimentos do Rio estarão preparados para voltar a funcionar a partir do da data proposta pela prefeitura. A Abrasce criou um protocolo de recomendações junto à área de Consultoria do Sírio-Libanês, com o objetivo de orientar os estabelecimentos para este momento de reabertura. São mais de 20 medidas que visam o reforço na higienização e de proteção.
No mesmo cenário, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) fala em seguir todos as recomendações para a reabertura. "A reabertura dos shoppings no Rio já é muito esperada por todo o setor de varejo. Esperada porque o setor está amargando um prejuízo muito grande, e acho que precisamos abrir esse equipamento para poder atender a população com restrição de horário e com controle de entrada de pessoas. Para a reabertura dos empreendimentos, todos os protocolos de saúde já estão montados e perfeitos", disse Nabil Sahyoun, presidente da associação.
A empresa Ancar Ivanhoe, responsável pelos shoppings Nova América, Madureira, Boulevard, Botafogo Praia e Rios Design Barra e Leblon, estão se preparando com um amplo protocolo de segurança que contempla medidas de biossegurança e prevenção com procedimentos de sanitização e desinfecção com produtos de higiene regulamentos pela ANVISA, redução do controle de fluxo do shopping, obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individuais (E.P.I.s), além de pontos de álcool em gel e distanciamento social.
Os empreendimentos administrados pela Aliansce Sonae (Bangu Shopping, Carioca Shopping, Shopping Leblon, Via Parque,Santa Cruz Shopping,Passeio Shopping e Recreio Shopping)se preparam para a retomada de suas atividades em alinhamento aos órgãos competentes e adoção de rigoroso protocolo de segurança, mas ainda não há data prevista para o retorno.
A brMalls, administradora do NorteShopping, Shopping Tijuca e Plaza Niterói, está atenta e acompanhando as determinações do poder público e segue todas as orientações das autoridades de saúde. Entre as medidas estão aferição de temperatura corporal, uso de câmeras com sensor infravermelho que identifica a temperatura corporal à distância, automação das cancelas de estacionamento para evitar acionamento de botão, higienização constante, disposição de pias com água e sabão em todas as áreas do shopping, demarcação de espaço no chão e sinalização nas escadas rolantes e elevadores para garantir distanciamento.