Mais Lidas

Prefeitura determina 'regras de ouro' para reabertura gradual do comércio do Rio

Medida obriga estabelecimento que reabrir a disponibilizar álcool em gel. Funcionários deverão lavar as mãos a cada atendimento

regras vele esta
regras vele esta -

A Prefeitura do Rio publicou, ontem, em edição especial do Diário Oficial, as dez regras de prevenção à Covid-19. Chamadas de 'Regras de Ouro', as obrigações dos estabelecimentos definem cuidados com a limpeza da loja, no atendimento dos funcionários e na disponibilização de álcool em gel 70% para os clientes, além da delimitação de áreas com distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Os comerciantes das lojas de móveis e concessionárias de veículos, autorizados a funcionar desde ontem, são os primeiros a ter de seguir as regras. A primeira da lista é a orientação sobre a higienização das mãos de funcionários a cada atividade realizada. Fernando Leal, gerente da loja Só Móveis, em Copacabana, diz que as medidas serão seguidas. "Redobramos todos os cuidados para atender o cliente. Em primeiro lugar vem a saúde", garantiu.

Segundo o presidente da Fecomércio (Federação de Comércio do Rio), Marcelo Moraes, a implementação das medidas não devem ser um problema, porque são as mesmas que já vinham sendo tomadas nos setores essenciais. "A prefeitura garantiu que não existem mais filas nas UTIs e enfermarias, o que nos deixa confiante do êxito dessa proposta da retomada gradual".

Multa para quem descumprir

De acordo com a Vigilância Sanitária, os comerciantes que forem flagrados descumprindo às regras estabelecidas pelo decreto municipal terão de pagar multas que variam de R$ 500 a R$ 2.800. Ainda segundo o órgão, a fiscalização segue feita pelo Núcleo de Inspeção e Fiscalização dos Ambientes de Trabalho (Nifat) que está preparando ações para inspecionar esses estabelecimentos

Em caso de reincidência, quando o comerciante comete a mesma infração mais de uma vez, a punição é dobrada e o estabelecimento passa a correr o risco de ter a sua licença sanitária cassada.

regras vele esta arte o dia
Caxias Estefan Radovicz / Agencia O Dia