Mais Lidas

Publicação polêmica

Em rede social, Bolsonaro compartilha frase atribuída a Mussolini, o pai do fascismo

O presidente Jair Bolsonaro foi duramente criticado depois de mais um deslize nas suas redes sociais
O presidente Jair Bolsonaro foi duramente criticado depois de mais um deslize nas suas redes sociais -

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou na noite de domingo um vídeo que contém uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini — ex-governante da Itália de 1922 a 1943, considerado um dos grandes tiranos do século 20. As imagens foram postadas na página oficial do chefe do Executivo no Facebook.

O vídeo mostra um idoso italiano caminhando e fazendo um discurso supostamente a favor da liberdade. Em determinado momento, ele cita uma frase atribuída a Mussolini: "Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha".

O presidente escreveu que o discurso do idoso resume a situação atual do povo brasileiro. "Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje", disse Bolsonaro.

Não foi a primeira vez que o governo Bolsonaro usou estética extremista em um discurso. Em janeiro, o então secretário da Cultura, Roberto Alvim, divulgou um vídeo em que usa frases semelhantes às de um discurso de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista de Adolf Hitler. Alvim foi exonerado.

Na semana passada, Bolsonaro bebeu um copo de leite durante uma de suas transmissões ao vivo pelas redes sociais. O gesto teria sido em apoio à Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), que lançou uma espécie de "Desafio do Leite". Críticos do presidente disseram que a atitude foi um cumprimento velado a grupos neonazistas, já que se exibir bebendo leite virou um símbolo associado a grupos de supremacistas brancos.