Mais Lidas

Confrontos em manifestações

PM reprime manifestantes pró-democracia

Tenka Dara faz atendimento personalizado para vender as peças da loja Baobá Brasil
Tenka Dara faz atendimento personalizado para vender as peças da loja Baobá Brasil -

O domingo foi marcado por protestos seguidos de confusão em algumas capitais brasileiras. No Rio, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram na orla da Praia de Copacabana com camisas amarelas e bandeiras do Brasil. O grupo, que carregava cartazes contra o STF, entrou em confronto com militantes do coletivo antifascista do Flamengo que foram às ruas fazer frente ao protesto pró-governo.

O deputado federal Daniel Silveira, do PSL, acompanhou a manifestação e publicou imagens nas redes sociais. Pelo vídeo, é possível ouvir a conversa de Daniel com um PM, que pede para ele manter distância do isolamento, mas diz que mandou os colegas irem até o grupo de opositores para queimar uma faixa com a frase: 'Democracia Rubro-Negra'.

Ainda assim, ao contrário do que aconteceu com o primeiro grupo, os torcedores, que estavam em menor número, foram reprimidos pelos policiais, que usaram bombas de gás na dispersão. Questionada, a PM informou que duas pessoas foram conduzidas à 12ª DP e que "os agentes fizeram uso progressivo da força desde a verbalização até o uso de armamento de menor potencial ofensivo".

Doutora em Antropologia e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, a advogada Izabel Nuñez diz que os protestos são resultado do caos político atual. "É lamentável que estejamos sendo obrigados a conciliar uma crise política com uma crise de saúde pública. O próprio presidente instiga o conflito interno", avalia.

Tenka Dara faz atendimento personalizado para vender as peças da loja Baobá Brasil Leandro Oliveira/Divulgação
Arte da campanha 'Circulando Afeto', da Fundação Leão XIII Divulgação
Projeto 'Brincar', da UVA: vídeos dos amiguinhos da creche Acervo Pessoal
Marco: conhecer o país sem sair de casa e com dicas de guias locais Divulgação
Carlos Eduardo diz que portal de viagem virtual não para de crescer Divulgação