Mais Lidas

Consulta ao primeiro lote do IR

Pagamento será antecipado para dia 29 e verificação já está disponível

-

A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) 2020 já está disponível a partir de hoje. Segundo a Receita Federal, essa fase deve contemplar contribuintes idosos ou portadores de doenças graves.

Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. O pagamento do primeiro lote está programado para o dia 29, antes do fim do prazo de entrega das declarações, que vai até junho. A antecipação é uma iniciativa da Receita para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.

O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site receita.economia.gov.br. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível ver o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, é possível fazer a declaração retificadora.