Mais Lidas

Abertura gradual

Niterói começa a afrouxar regras de isolamento

Rio de Janeiro - RJ  - 21/05/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Prefeitura de Niteroi relaxa medidas restritivas contra o coronavirus na cidade - na foto, movimentaçao na orla da praia de Icarai, em Nireroi -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 21/05/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Prefeitura de Niteroi relaxa medidas restritivas contra o coronavirus na cidade - na foto, movimentaçao na orla da praia de Icarai, em Nireroi - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -

Niterói iniciou ontem um plano de transição gradual para a nova normalidade. Neste primeiro momento, será permitido o retorno às atividades de estabelecimentos como óticas, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, atividades da construção civil, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia. As regras de restrição de circulação e isolamento social serão mantidas até 30 de junho.

A prática de exercícios físicos individuais na orla está autorizada das 6h às 9h e das 16h às 22h para pessoas com até 60 anos de idade. Moradores acima dessa faixa etári poderão realizar atividades físicas entre 9h e 11h. Shoppings, centros comerciais, bares e restaurantes continuam fechados, assim como escolas, universidades e parques.

Em vídeo ao vivo nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) explicou que o plano de transição gradual foi desenvolvido por um grupo de trabalho, que contou com a participação de técnicos da prefeitura e especialistas do meio acadêmico. De acordo com Neves, "o plano é baseado na ciência e nas melhores experiências internacionais e, para isso, foram levados em conta critérios como a taxa de transmissão da Covid-19 na cidade, taxa de letalidade e a retaguarda de leitos".

Neves enfatizou que a dinâmica do processo será condicionada pelo comportamento dos cidadãos e também pelo ciclo da epidemia. Caso seja necessário, o município poderá retroceder a estágios de restrição mais rígidos.

Comentários