Mais Lidas

Internação pode ser antecipada

Novo secretário de saúde quer mudar protocolo

O novo secretário estadual de Saúde do Rio, Fernando Ferry, participou, ontem, de uma coletiva, ao lado do governador Wilson Witzel, para comentar os novos rumos de sua gestão no combate à Covid-19. Ferry propôs uma mudança no protocolo de internação, defendendo que os pacientes sejam internados mais cedo, antes de um comprometimento maior dos pulmões.

De acordo com Ferry, o protocolo atual é "tome dipirona, vá para casa, espere e, se sentir falta de ar, volte. Assim os pacientes já chegam debilitados ao hospital, com 50% ou mais do pulmão afetado", argumentou. O novo secretário defendeu a internação mais cedo, quando já houver 25% de comprometimento.

Na ocasião, o governador aproveitou para afirmar que o lockdown no Rio de Janeiro está acontecendo desde o dia 13 de março.

"O isolamento social pode ser maior ou menor, dependendo da necessidade de atender às vítimas da doença. No Rio, nós fizemos um lockdown no dia 13 de março, quando eu reduzi a 30% a mobilização de transportes públicos estaduais e pedi às prefeituras que assim o fizessem", disse o governador Wilson Witzel na coletiva.