Mais Lidas

Novos leitos: prioridade

Secretário de saúde pretende ampliar atendimento primário dos pacientes no estado

Após assumir oficialmente a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o médico Fernando Ferry se reuniu ontem com o ex-secretário da pasta Edmar Santos. Ferry quer priorizar em sua gestão a abertura dos leitos dos hospitais de campanha, principalmente os de enfermaria, para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Ferry também pretende ampliar o atendimento primário dos pacientes com o novo coronavírus, para evitar que os doentes fiquem em estado grave e precisem de um leito de UTI. No hospital campanha do Maracanã, ele pretende abrir mais vagas.

Até o momento, a unidade da Zona Norte do Rio, que foi inaugurada no dia 9, tem apenas 200 dos 400 leitos prometidos em funcionamento. Dos outros dois hospitais de campanha abertos até agora, o da Lagoa é o único com a capacidade máxima em funcionamento. A unidade do Parque dos Atletas, que entrou em operação na última segunda-feira, tem apenas 80 dos 300 leitos inaugurados.

Os outros seis hospitais previstos para funcionar em todo o estado serão inaugurados até o dia 26, informou a SES. O de São Gonçalo seria inaugurado no domingo, mas a data foi adiada para quinta-feira, de acordo com a Organização Social Iabas, administradora do espaço.

Ontem, a SES registrou 26.665 casos confirmados e 2.852 óbitos por coronavírus no estado — há 941 óbitos em investigação, 218 descartados e 21.961 pacientes recuperados da doença. A cidade do Rio registra o maior número de casos confirmados (13.443) e de óbitos (1.960), seguido por Duque de Caxias (148) e Nova Iguaçu (95) em número de mortes.