Mais Lidas

Drone xereta casas

Moradores da Zona Sul relatam além de filmagens, invasões a residências

Drones bisbilhoteiros estão xeretando a intimidade de moradores da Zona Sul na quarentena. Alguns relatos afirmam que o objeto voador chega a entrar em residências. Em outros, que ficou somente na janela, filmando às escondidas.

O relato da invasão foi colocada em um grupo do Facebook, por uma vítima. "Acho que é a segunda vez em quatro dias que vem na minha janela. Uma amiga que mora em São Conrado falou que o mesmo aconteceu com ela e tentaram assaltar a casa dela. Eles devem usar o drone para vigiar a casa", afirmou um morador do Jardim Botânico. O mesmo morador afirmou que o aparelho chegou a entrar na sua casa.

Uma outra moradora comentou a postagem, que já conta com mais de 70 comentários. "Já aconteceu comigo também. Estava vendo TV na boa e do nada começo a ouvir aquele barulho de besourão. Fui ver era ele me filmando", escreveu. "Tacaria a vassoura", sugeriu outro morador.

Um caso semelhante ocorreu em 2016, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Na época, uma moradora denunciou que um drone chegava a entrar na sua varanda. A polícia abriu uma investigação a respeito. Sobre os relatos recentes na Zona Sul, a PM disse que não foi acionada. Já a Polícia Civil não respondeu à reportagem.

O especialista em Segurança Pública José Ricardo Bandeira afirmou que é crime a invasão, passível de indenização.

"A Constituição assegura a inviolabilidade do domicílio, buscando com isso a preservação da intimidade e a privacidade do indivíduo, sendo inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação", disse.