Mais Lidas

Família é infectada com a Covid-19 após se reunir para comer lasanha

Uma pessoa morreu e outras cinco testaram positivo para a doença

Zemilda Silva do Nascimento Gonçalves é mais uma vítima da Covid-19
Zemilda Silva do Nascimento Gonçalves é mais uma vítima da Covid-19 -

A família de Zemilda Silva do Nascimento Gonçalves, de 54 anos, vive um drama cinco meses após ela conquistar o sonho da casa própria. No fim de abril, a viúva sentiu vontade de comer lasanha e decidiu reunir familiares próximos em seu lar em Mogi das Cruzes, em São Paulo. No entanto, por lá havia um convidado indesejado: o novo coronavírus. Os seis participantes da reunião testaram positivo para a Covid-19. Zemilda morreu 22 dias depois de complicações da doença. As informações são do site G1. 

Na casa, Zemilda vivia com o o filho Pedro, de 14 anos, que tem síndrome de down. A mais velha de seis irmãos, Zileide Silva do Nascimento, de 56 anos, que não participou do encontro, revelou que o convite para comer lasanha partiu de Zemilda. Ela convidou uma das irmãs, que passou a informação passou para a outra irmã. Também foram um cunhado, a sobrinha. "Ninguém tinha sintomas, eles não pensaram que isso poderia acontecer. Antes disso, o Pedro tinha ficado doente, com dor de ouvido, mas ele estava curado já. Agora a gente acredita que ele estava doente e todo mundo acabou pegando. O teste dele deu positivo", diz Zileide, ao site. 

Dois dias após o almoço, Zemilda começou com sintomas fortes de gripe. A família diz que ela foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó, em Mogi das Cruzes, e foi receitado remédio para tomar em casa. A  situação se repetiu por mais três vezes. Após ter uma piora em seu quadro, Zemilda foi levada para o Hospital Municipal, que é referência, onde foi entubada. Ela morreu no dia 11 de maio.

Após a internação de Zemilda, os familiares começaram a ter alguns sintomas de gripe e perda de olfato e paladar. Uma das irmãs precisou ser internada por sete dias, mas recebeu alta. Zileide diz que todos os seis que participaram do almoço testaram positivo. "A minha outra irmã, que também não foi no almoço, tinha encontrado com a Zemilda na quinta-feira anterior no mercado, e depois ela foi para a casa da Zemilda. Ela também testou positivo", conta.

Desde que a mãe foi internada, Pedro está na casa da filha de Zeleide. Ela diz que ele chora, chama pela mãe e diz que ela morreu. Eles tentam amenizar a situação, dizendo que a mãe foi morar com o pai dele no céu. Zileide  diz que agora Pedro deve ir morar com uma irmã por parte de pai em São Paulo, mas antes a família tenta que ele faça o exame para verificar se a carga viral diminuiu.

 

Zemilda Silva do Nascimento Gonçalves é mais uma vítima da Covid-19 Reprodução do Facebook
Zemilda Silva do Nascimento Gonçalves, de 54 anos, Reprodução do Facebook