Mais Lidas

'Bafômetro' detecta vírus

Teste rápido de um minuto pela respiração foi desenvolvido em Israel

No Leblon, Dayane Cristina busca informações sobre o pai internado
No Leblon, Dayane Cristina busca informações sobre o pai internado -

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, anunciaram que conseguiram desenvolver um teste rápido de apenas um minuto que detecta a presença do novo coronavírus pela respiração. A novidade é uma esperança para detectar pessoas contaminadas pela Covid-19, sobretudo em viagens internacionais.

Respaldado pelo Ministério da Defesa de Israel, o 'bafômetro' foi avaliado em 120 pessoas e teria alcançado êxito em mais de 90% dos casos. Coordenador do estudo, o professor Gabby Sarusi declarou, em entrevista ao site G1, que as principais vantagens em relação ao teste PCR, já disponível no mercado, são a precisão, a rapidez e o custo. O valor do teste com o bafômetro é estimado em 50 dólares (o equivalente a R$ 300), com um resultado imediato e muito consistente.

Sarusi calcula que dentro de um mês e meio o novo método possa ser submetido à Food and Drugs Administration (FDA), a agência americana de controle de alimentos e medicamentos. Paralelamente, a universidade desenvolve o desenho e o protótipo para o equipamento.