Mais Lidas

Big Brother da aglomeração

Câmeras da CET-Rio vão monitorar distância entre pessoas nas ruas

Câmeras identificam possíveis aglomerações
Câmeras identificam possíveis aglomerações -

A Prefeitura do Rio irá implementar um sistema para verificar o distanciamento entre as pessoas usando as câmeras de monitoramento de tráfego da CET-Rio. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira e as 489 câmeras da companhia usadas no monitoramento do trânsito enviarão imagens para um programa de computador capaz de detectar aglomerações e emitir um alerta para as autoridades.

Segundo a prefeitura, o software é conectado ao sistema de câmeras no Centro de Operações (Cor) e permitirá identificar grupos que possam formar aglomerações. Ao analisar a distância entre as pessoas flagradas pelas câmeras, o sistema dispara luzes na tela e indica, por meio de um sistema de cores, o risco que aquele distanciamento representa.

A luz verde, indica baixo risco, e acende onde há uma distância mínima de 1,5m entre as pessoas; luz laranja, risco médio, para uma distância entre 1,5m e 75 centímetros e a luz vermelha, que representa alto risco, alerta quando há pessoas com uma distância abaixo de 75 centímetros entre si. Quando registrar essa luz vermelha, o Disk-Aglomeração da Secretaria de Ordem Pública (Seop) será acionado.

Câmeras identificam possíveis aglomerações Divulgação / Prefeitura do Rio
Câmeras identificam possíveis aglomerações Divulgação / Prefeitura do Rio