Mais Lidas

Parceria contra as fake news nas comunidades

'Voz das Comunidades' e consulado americano lançam aplicativo

No Complexo do Alemão, como em outras comunidades, moradores tomam iniciativas de conscientização sobre a pandemia da Covid-19
No Complexo do Alemão, como em outras comunidades, moradores tomam iniciativas de conscientização sobre a pandemia da Covid-19 -

Com 315 casos confirmados de Covid-19 nas comunidades do Rio e 100 óbitos, o veículo de comunicação comunitária Voz das Comunidades, do Complexo do Alemão, lançou ontem um aplicativo em parceria com o Consulado dos Estados Unidos na cidade. O app é voltado para a veiculação de notícias sobre o novo coronavírus.

"Percebemos que ainda há muita desinformação e notícias falsas circulando nas redes sociais. O app chega num momento de extrema importância para os moradores de favela que não sabem o que fazer neste momento de pandemia", contou René Silva, fundador do Voz das Comunidades.

O aplicativo já está no ar com três grandes seções. A 'Live' entrega informações em tempo real, incluindo notificações de alerta para notícias urgentes ou conteúdos falsos que estejam circulando nas redes sociais. A 'Fatos' combate a desinformação, apresentando notícias recentes verificadas pelo time de editores e a possibilidade de compartilhamento pelo usuário. Por último, o 'Jornal' disponibiliza no app todo o conteúdo do Voz das Comunidades já existente, incluindo prevenção, pesquisas, redes de apoio, artigos de especialistas e guias informativos.

"Como membros da comunidade carioca, estamos comprometidos em ajudar o Rio e o Brasil no combate à Covid-19", disse por sua vez o cônsul geral dos EUA no Rio, Scott Hamilton.

Disponível nas versões Android e iPhone, o aplicativo pode ser encontrado com o nome "Voz das Comunidades". A expectativa para o primeiro mês é que ele seja acessado por até 30 mil pessoas, de, pelo menos, 20 favelas do Rio.