Mais Lidas

Cidades mais restritas

Lockdown congestiona acessos a Niterói. São Gonçalo e Bangu fecham calçadões

Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Búzios, na Região dos Lagos, começaram ontem a adotar restrições mais severas para combater a epidemia da Covid-19. Niterói implementou o lockdown (isolamento radical) até sexta-feira, período que pode ser prorrogado. São Gonçalo e Nova Iguaçu fecharam os principais centros comerciais. Em Búzios, foi decretado toque de recolher das 23h às 6h.

As barreiras em Niterói causaram congestionamentos na BR-101, na RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto) e na Ponte Rio-Niterói. Motoristas e passageiros de ônibus reclamaram do trânsito. Muitos seguiram a pé. "Um caos total. Mais de uma hora num trajeto de dez minutos. Deveriam montar uma estratégia melhor. Espero que não seja assim todo dia", disse o enfermeiro Augusto Aguiar, morador de São Gonçalo.

Apenas supermercados, petshops, farmácias, padarias e postos de combustíveis podem funcionar. Quem desrespeitar as regras pode ser multado em até R$ 180.

O decreto da prefeitura de Niterói também proíbe a permanência e circulação nas praias, equipamentos esportivos e praças. Funcionários da prefeitura estão medindo a temperatura de quem entra na cidade. Quem apresentar temperatura acima de 37,5°C, será encaminhado a uma unidade de saúde.