Mais Lidas

Mudanças do BRT

Medida para evitar aglomerações suspende linhas e altera funcionamento de outras

Segundo a prefeitura, as medidas devem diminuir as aglomerações no BRT
Segundo a prefeitura, as medidas devem diminuir as aglomerações no BRT -

Passageiros do BRT precisam ficar atentos às alterações que já começam a valer, a partir de hoje, no sistema de ônibus articulados. Para minimizar o impacto no transporte durante a pandemia da Covid-19, a Prefeitura do Rio decidiu suspender o serviço em algumas linhas, alterar outras e criar quatro novas em caráter temporário. A prefeitura também vai reabrir a estação Olof Palme, no Recreio, que nos dias de semana também vai atender a linha 41 (Madureira x Recreio-Expresso).

A prefeitura explica que a medida dará maior agilidade no embarque de passageiros e vai evitar aglomerações nas estações. As medidas restritivas adotadas pelo município durante a pandemia afetaram o transporte público da capital. No BRT, a queda do número de passageiros chega a 70%. 

"A medida integra as iniciativas da Prefeitura do Rio para combater a disseminação do coronavírus na cidade, minimizando os riscos de contaminação. A mudança também vai proporcionar o aumento da oferta de veículos para a população e a redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte", informou, em nota, a Secretaria Municipal de Transportes.

Desde o início da pandemia, a prefeitura determinou que os ônibus que trafegam na capital circulem apenas com passageiros sentados. Quem não cumpre a determinação é passível de multa. A medida se estende para os coletivos que transitam pelos corredores do BRT. Em pouco mais de dois meses, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aplicou 313 multas ao consórcio por lotação.