Mais Lidas

Ajuda que não vem

Justiça manda União resolver problemas de recebimento do auxílio

Rio,07/05/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS ,ROCHA MIRANDA,fila da Caixa Economica, pessoas na fila da agencia da Caixa para sacar o auxilio emergencial .Na foto. Cleber Leite.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,07/05/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS ,ROCHA MIRANDA,fila da Caixa Economica, pessoas na fila da agencia da Caixa para sacar o auxilio emergencial .Na foto. Cleber Leite.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia -

A saga do serralheiro Edson Soares, de 36 anos, e de Cléber Leite, de 50, que está desempregado, para receber os R$ 600 do auxílio emergencial prometido pelo governo federal, parece não ter fim.

Enquanto Cléber já dormiu em frente à agência de Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, Edson chegou às 3h da manhã de ontem para conseguir entrar no banco e receber informações de quando o dinheiro cairá na conta. Os dois fazem parte de um universo de trabalhadores que estão à espera do benefício. 

Na semana que vem será liberada a segunda parcela do auxílio e uma parceria com os Correios deve ser anunciada. O calendário será divulgado hoje.

O Ministério Público Federal (MPF) ganhou liminar na Justiça que determina que a União esclareça e resolva as dificuldades enfrentadas para o recebimento da renda básica.

A União deve comprovar a existência de cronograma de pagamento, com a forma de efetivação, além de informar como se dará a implantação e execução do sistema simplificado para quem não dispõe de acesso a sistemas digitais e nem faz parte do CadÚnico.

Enquanto isso não ocorre, Edson aguarda. "Disse que não sei como mexer na ferramenta, por isso procurei agência para ajuda e saber como faço para receber. Tenho me virado com serviço pequeno, pois preciso comprar comida".

'Catei umas latinhas'

No caso de Cléber, funcionários da Caixa disseram que ele deve esperar para receber até a próxima terça-feira. "Consta como aprovado, mas o dinheiro não cai. Catei umas latinhas para vender e trazer dinheiro para casa", revelou. 

Procuradas para falar sobre a liminar da Justiça, Caixa Econômica e Advocacia-Geral da União (AGU) não haviam respondido até o fechamento desta edição. 

Novo site de consulta do auxílio

Para os trabalhadores que estão no processo para receber o auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania e Dataprev lançaram um novo site com função exclusiva de acompanhar o andamento da solicitação, sem excluir as demais ferramentas. Enquanto o site disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) envia um código de SMS para o celular do cidadão, a nova ferramenta exige apenas dados mais básicos. Para realizar a consulta, o cidadão precisa fornecer seu nome completo, o nome da mãe e o CPF. 
O novo site do auxílio permite verificar todos os detalhes do cadastro, incluindo o envio dos dados para a Dataprev, os resultados de análises, datas de recebimento e, caso, o seu benefício ainda não tenha sido aprovado, dá para checar qual foi o motivo da resposta negativa. Também é possível alternar entre cadastros, se o cidadão realizou mais de um, seja qual tenha sido a razão. Os links são  www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. 
Rio,07/05/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS ,ROCHA MIRANDA,fila da Caixa Economica, pessoas na fila da agencia da Caixa para sacar o auxilio emergencial .Na foto. Cleber Leite.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia Cléber Mendes
Edson Soares, 36 anos, aguarda o recebimento do auxílio Cléber Mendes