Mais Lidas

Idoso morre à espera de UTI

Segundo a família, Sergio Gomes permaneceu dois dias em poltronas improvisadas em UPA

Sergio Gomes, 68 anos, morreu na UPA da Tijuca aguardando leito
Sergio Gomes, 68 anos, morreu na UPA da Tijuca aguardando leito -

O idoso Sergio Gomes, de 68 anos, morreu ontem após esperar, desde segunda-feira, na fila por um leito de UTI. Ele estava internado na UPA da Tijuca, na Zona Norte. O analista de seguros e filho de Sergio, Marcos Valim, de 35, conta que o pai deu entrada, na unidade, com muita falta de ar e com 75% de saturação de oxigênio. Segundo Marcos, o pai ficou dois dias sentado em duas poltronas improvisadas até ser colocado, ontem, em uma maca. Ainda conforme o filho, a saturação do idoso oscilava e chegou a 50%, mas mesmo assim não entubaram e nem o transferiram de hospital. "O melhor que está tendo é um cateter nasal de oxigênio", desabafa.

"Eu questionei os enfermeiros sobre a entubação, mas eles falaram que tem fatores para poder entubar. Perguntei também sobre a transferência para um hospital, mas disseram que ele está na fila desde que deu entrada na UPA", explica Marcos Valim.

A SES disse que, ao todo, até ontem, 2.239 pacientes estão internados na rede estadual. No total, em toda a rede pública, 378 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardavam, ontem, transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal. A pasta esclareceu que processo de escolha da unidade que o paciente deve ser regulado atende critérios como quadro clínico e oferta de vagas.