Mais Lidas

Combate ao vírus nas comunidades

Alerj debate ações, como o uso das escolas para quarentena de quem está infectado

Rocinha.  Faixa " FIQUE DENTRO DE CASA " Foto Daniel Castelo Branco
Rocinha. Faixa " FIQUE DENTRO DE CASA " Foto Daniel Castelo Branco -

O combate ao novo coronavírus tem tomado as discussões na Alerj. Ontem, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, presidida pela deputada Renata Souza (Psol), fez uma reunião virtual com pesquisadores e lideranças comunitárias para a apresentação de um plano de enfrentamento à covid-19 nas favelas do estado.

Foi feito o pedido de lockdown e de fila única nos hospitais. Entre as sugestões, está a utilização das escolas nas favelas como espaço para quarentena de quem está infectado, além da criação de um painel luminoso na entrada das favelas para mostrar o número de casos e mortes e dar dimensão da gravidade da pandemia. Também será solicitado ao poder público para trabalhar junto às lideranças comunitárias.

Na ocasião, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), afirmou que o Legislativo está disposto a ajudar no financiamento do plano de enfrentamento. "Em março e abril a Alerj economizou R$108 milhões e está disposta a aportar recursos para concretizar esse plano", disse Ceciliano, pedindo às instituições que coloquem no papel o custo do projeto.

Comentários