Mais Lidas

Médicos vivem o maior dilema

Secretaria de Saúde pode definir um protocolo para priorizar internações

Pacientes sofrem com espera por leitos em hospitais públicos
Pacientes sofrem com espera por leitos em hospitais públicos -

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio estuda a publicação de um protocolo que deve nortear decisões de médicos em hospitais da rede pública. O documento, que chega em um momento de leitos quase zerados, vai propor aos profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 uma forma de decidir que paciente precisa mais da internação.

Perto de atingir a capacidade máxima de ocupação dos leitos, o estado deve orientar médicos e profissionais de saúde na hora de escolherem quais pacientes terão direito à internação, caso as unidades atinjam capacidade máxima de atendimento. O aumento do número de casos de Covid-19 tem sobrecarregado os hospitais públicos e, em especial, os leitos de terapia intensiva.

Apesar da posição do sindicato, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) defende que o protocolo técnico pode ajudar médicos recém formados, sem experiência em situações como a vivida no período de pandemia, a tomarem decisões. "O Conselho não poderia se omitir neste momento. Longe de nós querermos junto a qualquer órgão fazer escolhas de Sofia", declarou o presidente do conselho, Sylvio Neves.

Comentários