Mais Lidas

Emoção no reencontro

Equipe médica e parentes celebram alta do primeiro paciente recuperado em Caxias

Depois de quase um mês internado Hospital Municipal Moacyr do Carmo (HMMRC), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com Covid-19, o garçom Jonatan Souza da Silva, 27 anos, recebeu alta e teve um reencontro emocionante com a família. Casado e pai de três filhos, de 2, 7 e 9 anos, a vida de Jonatan apresentou sintomas em dia 29 de março. Sem sair de casa desde o início do isolamento social, ele sofreu com tosse, pigarro e febre por duas semanas antes de procurar a UPA Beira Mar, também em Caxias, onde testou negativo para a doença.

Sem apresentar melhoras, do que acreditava ser uma pneumonia, já que ele não faz parte do grupo de risco, Jonatan precisou ser levado de volta ao hospital, onde o segundo teste deu positivo. Ele passou 25 dias na UTI, entubado e recebendo ventilação mecânica, da qual saiu no dia 21.

Ele é o primeiro paciente com covid-19 a ser extubado da unidade. A mãe do garçom, a cabeleireira Maria Luiza de Souza, 56, diz que jamais perdeu a esperança."Foi uma barra, muita tristeza. Mas nós oramos muito e Deus estava agindo na vida dele. Em nenhum momento quis pensar que eu poderia perder meu filho, preferi crer que ele sairia dessa. E ele saiu", comemorou a mãe de Jonatan.

A esposa de Jonatan, Camila Gonçalves, 28 anos, lembra os momentos de angústia, com os três filhos. "Eles choravam, perguntavam pelo pai, o mais novo ficou sem comer. Quando soube que ele estava com a doença, fiquei sem chão. Ia ao hospital todo dia, mas não podia vê-lo. Então, esse reencontro foi muito emocionante. A doença colocou tudo de cabeça para baixo. Agora, vamos aproveitar cada minuto juntos".