Mais Lidas

Pandemia afeta o consumo

Estudo aponta que mais de 50% das pessoas já deixaram de comprar

A pandemia já afetou diversas áreas do cotidiano, inclusive o consumo. Segundo uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), 54,8% das pessoas deixaram de comprar no Rio e 92% estão gastando principalmente com alimentação.

O levantamento tem como objetivo acompanhar a evolução das atitudes pós pandemia e foi feito com 962 consumidores do estado. O presidente da Fecomércio no Rio, João Gomes, afirmou que "neste momento os consumidores não pensam em comprar nada que não seja de subsistência, isso explica os 92% que apontaram alimentação como gasto principal."

Os produtos de limpeza aparecem em segundo lugar, representando 66% dos itens mais adquiridos, seguido dos produtos de higiene pessoal, com 63%, farmacêuticos com 39% e pets com 18,5%. O diretor explicou que apesar do receio do futuro ser grande, a situação já foi mais preocupante: "54,8% para suspensão da decisão de compra ainda é um numero alto, mas já foi maior. Em março, a mesma pesquisa apontou como 62,7% os que deixaram de comprar. Isso mostra que o desespero inicial está controlado."

A iniciativa quis entender a visão dos consumidores sobre o cenário atual e apontou que 78,8% evitam sair de casa e 72% são a favor do afastamento social.

Comentários