Mais Lidas

Testes rápidos em farmácias

Anvisa libera testagem para novo coronavírus em caráter provisório

Testes em farmácias somente na presença de farmacêutico
Testes em farmácias somente na presença de farmacêutico -

Diante da dificuldade oferecer testes e diagnósticos para casos de suspeita de Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem autorizar farmácias a realizarem os testes rápidos para a doença. Os exames eram feitos apenas em hospitais e clínicas.

A diretoria da Anvisa permitiu, por unanimidade, a nova medida em caráter temporário. A permissão deve durar até o fim do estado de emergência de saúde pública nacional, decretado em 4 de fevereiro.

Para oferecer o serviço, as farmácias precisarão ter uma pessoa especializada na função e o resultado, após a verificação ter sido no próprio local, será analisado por um conjunto de profissionais da área da saúde, em forma de auxílio ao diagnóstico da doença.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou que um dos motivos para que essa mudança em relação aos locais de verificação da presença do novo coronavírus ocorra é a diminuição de aglomeração em instalações hospitalares para fazer os testes. Além disso, a distribuição dos exames para farmácias pode também reduzir a procura de serviços médicos em estabelecimento das redes públicas.

Comentários