Mais Lidas

Longas filas e espera

No primeiro dia do saque em espécie, agências amanhacem lotadas

Rio,27/04/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS ,ROCHA MIRANDA,fila da Caixa Economica, pessoas de aglomeram em filas de agencias da Caixa no primeiro dia do saque do auxilio emergencial .Na foto. fila da caixa.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,27/04/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS ,ROCHA MIRANDA,fila da Caixa Economica, pessoas de aglomeram em filas de agencias da Caixa no primeiro dia do saque do auxilio emergencial .Na foto. fila da caixa.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia -

Os brasileiros têm vivido uma peregrinação para receber o auxílio de R$ 600 destinado aos trabalhadores informais, intermitentes, MEIs e desempregados. Ontem, quando foram liberados os saques em dinheiro para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, filas se formaram em frente às agências da Caixa. Ao longo da semana demais retiradas poderão ser feitas.

Na Vila da Penha, Zona Norte, Marco Antonio Silverio, de 47 anos, guardava o lugar da esposa. "Cheguei por volta das 6h para garantir que ela entraria hoje. Ela só foi atendida lá pelo meio-dia", conta ele, que enfrentará a fila novamente amanhã, dia dele receber o auxílio conforme o cronograma.

Segundo o banco, hoje é a vez dos nascidos em março e abril, enquanto os aniversariantes de maio e junho podem fazer o saque do dinheiro amanhã. Já na quinta-feira, os nascidos em julho e agosto poderão sacar a renda básica. No mês que vem, dia 4, será a vez dos trabalhadores de setembro e outubro e, no dia 5, os nascidos em novembro e dezembro.

Para retirada, é preciso acessar o aplicativo Caixa Tem, selecionar "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código, com validade de duas horas, que deve ser usado nos caixas eletrônicos, nas lotéricas ou nos correspondentes.

Para o autônomo Luciano Onofre, de 23, a ida até agência não resolveu sua saga. "Estou tentando ter acesso ao dinheiro desde o dia 18, data que deveria ter sido depositado. Porém, me disseram aqui que teria ver no aplicativo Caixa Tem, mas não carrega."

Seguro-desemprego apresenta problemas

Além da saga para a renda básica, muitos trabalhadores que tentam dar entrada no seguro-desemprego têm encontrado muitas dificuldades para conseguir concluir o pedido e também se queixam de não serem atendidos pelos canais remotos da Caixa Econômica Federal.

Desde a decisão de fechamento das agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse que reforçou os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro-desemprego.

Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado nos celulares com sistema Android e iOS, as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail. No Rio, o endereço eletrônico é trabalho.rj@mte.gov.br.

Comentários