Mais Lidas

O fantasma da subnotificação: número de infectados por Covid-19 pode ser maior

Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, ontem, que subiu para 5.552 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Estado do Rio

Covid-19 assusta o Brasil
Covid-19 assusta o Brasil -

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, ontem, que subiu para 5.552 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Estado do Rio. Contudo, dados obtidos com exclusividade pelo MEIA HORA mostram que esse número pode ser mais de 57% maior. Isso porque houve aumento de registros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre janeiro e abril, em comparação com o mesmo período do ano passado. A doença apresenta sintomas similares aos da Covid-19.

De acordo com a SES, foram contabilizados 3.847 casos de SRAG nos primeiros quatro meses deste ano, enquanto que, no mesmo período de 2019, foram apenas 606 casos. Para o especialista Daniel Soranz, doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, isso indica uma possível subnotificação do coronavírus no estado. "Acredito que pelo menos 3.200 dos casos de SRAG sejam Covid-19. Isso porque os sintomas são os mesmos, há pouca capacidade de diferenciação. Como não há testes, na dúvida, o registro é feito como SRAG,", explica.

De acordo com boletim mais recente do sistema de monitoramento InfoGripe, da Fiocruz, pelo menos 70% dos casos confirmados de vírus respiratórios, nas últimas semanas, testaram positivo para Covid-19.