Mais Lidas

Milícia ameaça ajuda

Denúncia diz que milicianos da Z. Oeste monitoram liberação do auxílio emergencial

O auxílio emergencial do governo a trabalhadores informais, autônomos, desempregdos e microempreendedores individuais (MEIs) entrou no radar de milicianos da Zona Oeste do Rio. É o que indica um Disque-Denúncia feito na semana passada por um morador da Muzema, que relatou ter sido obrigado a pedir a ajuda de R$ 600 no celular de um homem indicado por um dos milicianos da região.

Para ter o direito ao dinheiro, que pode chegar a até R$ 1.200 para mães chefes de família, quem não está inscrito no Cadastro Único deve instalar um aplicativo no celular e informar seus dados. Após isso, somente por esse contato será possível acompanhar a liberação do auxílio, pois um código de seis dígitos é enviado ao celular, a cada 24 horas, para dar acesso ao resultado do pedido.

Um morador da Muzema afirmou que milicianos ofereceram ajuda para a instalação do aplicativo. Achando que encontraria uma orientação, ele procurou o homem indicado e foi obrigado a fornecer seu CPF e dados para o cadastro em um celular ao qual ele não possui acesso. Após isso, disse que seria informado sobre o resultado. "O denunciante relatou que não sabe se o auxílio foi liberado. Acredita ainda que será cobrado quando receber o dinheiro", diz trecho da denúncia, que foi difundida para os órgãos de segurança. O mesmo tipo de extorsão também teria ocorrido em Rio das Pedras. Os inquéritos sobre a milícia da região seguem sob sigilo.