Mais Lidas

Usar máscara não é opção: é obrigação

Determinação começa a valer na próxima sexta-feira

A cabine pulveriza sobre a pessoa produto que combate vírus
A cabine pulveriza sobre a pessoa produto que combate vírus -

O prefeito Marcelo Crivella decretou, ontem, a obrigatoriedade do uso de máscaras não profissionais para quem precisar sair de casa. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município e passa a valer a partir da próxima sexta-feira. Quem for flagrado sem o equipamento de proteção na rua e em ambientes como transportes públicos e supermercados poderá ser multado.

"Nós estamos tomando medidas sempre com muito equilíbrio consultando comitê científico e nosso gabinete de crise. Essas medidas são paralelas as gravidades que estamos verificando. Chegamos a um ponto de 86% de leitos de UTI, no município, preenchidos, então precisamos tomar medidas. A melhor medida é a conscientização das pessoas", disse Crivella em entrevista coletiva no Rio Centro.

Ruas, praças, áreas de lazer, ambientes públicos e privados de trabalho, além de farmácias, supermercados e todos os comércios essenciais. Só estão livres da regra trabalhadores da Saúde, usam máscaras profissionais. "Se todos usarem as profissionais, os médicos, enfermeiros e técnicos vão ficar sem", lembrou Crivella.

O valor da multa ainda será estipulado, assim como a forma de fiscalização. Por ora, as multas serão aplicadas apenas a pessoas jurídicas, como donos de comércios e empresas de ônibus, que permitirem a entrada de pessoas que não estejam usando máscara.

 

Comentários