Mais Lidas

Sem Sine, sem grana

Trabalhadores enfrentam dificuldades para solicitar o seguro desemprego

Trabalhadores estão enfrentando problemas para solicitar o seguro desemprego, após o fechamento dos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão que recebe as solicitações do benefício. Atualmente, o cadastro deve ser feito totalmente online e segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, "não há necessidade de qualquer ato presencial por parte do trabalhador". Mas não tem sido assim para algumas pessoas que foram demitidas recentemente e têm problemas para usar o sistema há mais de um mês.

É o caso do Marco de Abreu, 44 anos, que trabalhava como agente comunitário de saúde. Ele conta que pós o processo inicial de cadastro, o sistema acusou uma divergência entre os dados do seu CPF e os dados armazenados pelo Ministério do Trabalho. "Depois de muito custo consegui ligar para o 158, me orientaram a comparecer a um posto de atendimento. Após várias tentativas consegui agendar para a última terça-feira. Cheguei lá, o posto estava fechado, como todos os outros", diz. "Há outros colegas com o mesmo problema".

A professora Vanessa Araújo, 37 anos, enfrenta problema parecido: "Fiz todo o processo pelo aplicativo porque meu filho estava internado e eu não tinha como ir ao posto. Desde então, aparece uma mensagem de que meu nome e data de nascimento estão incorretos. Já liguei várias vezes para o 158, e ninguém resolve nada".