Mais Lidas

Rio vai ganhar respiradores

Equipamentos virão da China até o fim do mês

O prefeito Marcelo Crivella anunciou ontem que cerca de 300 respiradores vindos da China vão chegar ao Rio ainda neste mês. Além dos equipamentos, fundamentais para a sobrevivência dos pacientes graves acometidos pela Covid-19, a remessa contará com monitores, máscaras, toucas e óculos de proteção, entre outros itens. O transporte será feito por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para evitar que o material fique retido em outros países.

O envio dos equipamentos será feito em duas etapas. As saídas da China estão marcadas para 27 de abril e 27 de maio. Na primeira leva, além dos respiradores, serão enviados 300 monitores, 490 desfibriladores, três milhões de máscaras, entre cirúrgica e N95, e 30 mil óculos de proteção. Já no próximo mês, a nova remessa contará com 426 respiradores, 741 monitores, dois milhões de toucas e de máscaras, entre outros itens, como luvas e cabos.

"Nossa maior preocupação era que esse transporte fosse em aviões chineses e que os equipamentos ficassem retidos. Com os aviões do governo, não teremos esse problema", disse Crivella. O prefeito também comemorou a chegada de 16 novos tomógrafos. "O exame feito por tomógrafo é o melhor meio de identificar os casos de Covid-19. Vão trazer uma tranquilidade para o médico na hora do diagnóstico", completou.