Mais Lidas

Todo cuidado é pouco mesmo

Após mexer em dinheiro, tem que lavar as mãos com água e sabão

Profissionais de Saúde fizeram homenagem a Jorge Alexandre
Profissionais de Saúde fizeram homenagem a Jorge Alexandre -

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas medidas precisam ser tomadas para evitar a propagação da doença, além de lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel 70%. Entre elas está a higienização de objetos de uso pessoal, como celular, bolsas, calçados, documentos e até cartões de banco e dinheiro.

Estudos apontam que o coronavírus pode persistir por algumas horas ou até dias, conforme o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente. Portanto, a orientação de especialistas é, após usar esses objetos, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70% e evitar tocar nos olhos, boca ou nariz. Principalmente após manusear dinheiro. 

O infectologista Edimilson Migowski fez um alerta para limpar os objetos. "Superfícies e bolsas, celulares, por exemplo, não podem ser higienizados com álcool em gel, pode 'grudar' sujeira. Nesses casos, o álcool 70% é o mais recomendado", orienta.

"Não importa se o meio de pagamento é cartão ou dinheiro, o que importa é higienizar as mãos. Como não ficamos o tempo todo com eles nas mãos, ao pegar em tudo que a gente compartilha, como canetas, higienize as mãos", explica a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).