Mais Lidas

Dificuldades na educação on-line

Alunos e professores enfrentam problemas

Alunos e professores da rede estadual de ensino do Rio têm enfrentado dificuldades para acessar a plataforma digital adotada pela Secretaria de Estado de Educação durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. Os problemas vão desde a dificuldade de acessar o Google Classroom até a falta de meios para assistir às aulas.

Uma professora, que optou pelo anonimato, conta que, nos primeiros dias, alguns professores não conseguiram acessar o sistema, já que não passaram por treinamento para utilizá-lo. Entretanto, ela afirma que a maior aflição dos educadores é a dificuldade dos alunos de desfrutar do conteúdo on-line.

A profissional relata que, na segunda semana de uso do Google Classroom, apenas 17 alunos, entre suas três turmas, acessaram o material. O diretor da unidade teria dito que eles não acessaram por que não quiseram, mas ela descobriu que alguns deles não conseguiram baixar o programa, não tinham internet ou dividiam o aparelho com outros familiares, que também estão tendo aulas on-line, e outros sequer têm aparelhos para acessar as aulas.

Em nota, a Seeduc informou que, desde o início do processo, disponibilizou um tutorial com as orientações necessárias.