Mais Lidas

Morre primeiro índio de Covid-19

Local onde adolescente de 15 anos vivia é rota de exploração de minério

Alvanei Xirixana deu entrada em hospital com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
Alvanei Xirixana deu entrada em hospital com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) -

O adolescente indígena Alvanei Xirixana, de 15 anos, morreu na quinta-feira, após ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. Este é o primeiro caso de morte na etnia Yanomami por causa da Covid-19. O jovem deu entrada no Hospital Geral de Roraima com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e seu primeiro teste deu negativo. O segundo, no entanto, confirmou que ele tinha o vírus, conforme a Agência Estadão Conteúdo.

A assessoria de comunicação do governo de Roraima confirmou o óbito do adolescente, que estava na UTI desde o início da semana. O indígena morava na aldeia Rehebe, às margens do Rio Urariquera, no município de Alto Alegre e estudava na cidade, vivendo na casa de uma liderança da tribo. Com o avanço da epidemia no estado e a suspensão das aulas, ele teria voltado à aldeia de origem, mas se sentiu mal e foi encaminhado para o hospital. O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami também confirmou a morte do adolescente, mas informou que, no atestado de óbito, a morte foi registrada como Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Segundo a Agência Estadão Conteúdo, o Distrito Sanitário Yanomami, que cuida da saúde indígena, acredita que a infecção daquele povo pela Covid-19 é eminente, já que a população está exposta por contato próximo com a sociedade não-indígena. O local onde o jovem vivia é rota de trânsito por conta da exploração de minério. As entradas para aldeias foram fechadas após a confirmação.

Comentários