Mais Lidas

É fazer em casa e se deliciar

Profissionais ensinam receitas fáceis com chocolate para você arrasar no domingo de Páscoa

O chocolate é um item indispensável na Páscoa. Seja para fazer aquela sobremesa especial e se deliciar, ou para presentear, o doce é sempre bem-vindo. De quarentena, o que não falta é gente preparando e pensando em guloseimas para a celebração. "Estamos nesse período de quarentena, mas a Páscoa não tem que passar em branco. Receitinhas como essas são fáceis, deliciosas e fazem a alegria de todo mundo", comenta Leticia Lorrayne, chef confeiteira da Bolove, que ensina a fazer grand gateu e bombom.

A cake design Silvia Messora, da SMX Arte, concorda: "Essa é até uma forma de juntar a família para preparar uma sobremesa ou criar alguns doces para presentear", destaca ela, que deu receita de bolo de pote e ovo de colher.  

Bombom de morango ou uva

Leticia Lorrayne ensina a fazer bombom de morango ou uva - fotos: divulgação

Creme:

- 1 leite condensado

- 3 gemas

- 2 xícaras de Leite líquido

- 2 colheres de amido de milho

- Meia colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:

- 100 g de chocolate meio amargo derretido

- 1 caixinha de creme de leite

Montagem:

Intercale morangos picados ou uvas sem semente com o creme e finalize com a cobertura. Leve para gelar. Faça em potinhos individuais ou numa travessa grande.

Grand gateau de chocolate

Receita de Grand gateau de chocolate da chef Leticia Lorrayne - Divulgação

Ingredientes:

- 1 leite condensado

- 3 gemas

- 150 g de chocolate meio amargo derretido

- 1 lata de creme de leite

- 8 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida

Modo de fazer:

Em um recipiente, misture o leite condensado e as gemas. Acrescente o chocolate meio amargo e misture delicadamente. Misture o creme de Leite, a farinha de trigo e a manteiga. Distribua a massa em refratários individuais e leve ao forno pré aquecido em 180g. Dica: O forno deve estar bem quente no momento em que for colocar os bolinhos, para que fiquem cremosos por dentro e firmes por fora.  Ao tirá-los do forno, o centro ainda deverá estar mole. Escolha um chocolate de boa qualidade. Pra finalizar, coloque um picolé da sua escolha complementos como paçoca, frutas, confeitos... Vai da sua imaginação.

Bolo de pote de chocolate

Bolo de chocolate de pote ensinado pela cake design Silvia Messora - divulgação

Ingredientes do Pão de ló de chocolate:

- 3 ovos

- 1/2 xícara de açúcar

- 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo

- 1/2 xícara de chocolate em pó

- 1/2 xícara de leite

-1/8 de xícara de óleo

- 2 colheres de 5 ml de fermento em pó

- 1 colher de 2 ml de bicarbonato de sódio 

- Uma pitada de sal

Calda para molhar a massa: 

- Uma xícara de açúcar

- Três xícaras de água.

Assim que esfriar pode temperar com baunilha branca, uma colher de sopa.

Recheio: 

- 300g de chocolate 

- 1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer: Cortar com cortador redondo ou até mesmo um copo as rodelas de pão de ló depois de fria. Recheio: Derreta o de chocolate nobre de qualquer marca no microondas de 1 em 1 segundo, até não ver nenhum grumo. Depois, acrescente o de creme de leite e misture até obter um creme homogêneo e brilhante. Ainda morno pode colocar no saco de confeitar. Para montar, pegue um pote de vidro de papinha depois de higienizado. Coloque ganache, a massa, molhe com a calda e assim sucessivamente até em cima do pote. Depois é só decorar. Pode usar orelhinhas de coelho cortadas as mão, fitas e fazer uma linda tag com o nome de quem quer presentear. 

Ovo de Páscoa de colher

Ingredientes para a casca do ovo:

- 400gr de chocolate

- Recheio de mousse de chocolate:

- 600 g de chocolate meio amargo

- 1 caixinha de creme de leite

- 250 ml de creme para chantilly batido mole

Modo de fazer: Derreter a barra de chocolate no microondas de um em um minuto até ficar líquido. Coloque em uma forma de acetato e deixe descansar em temperatura ambiente até endurecer e conseguir desenformá-lo. Enquanto o chocolate estiver endurecendo, fazer a mousse. Para a mousse,  derreta o chocolate, acrescente o creme de leite, espere esfriar e envolva o chantilly delicadamente. Preencha o casca do ovo já devidamente endurecida com a mousse. Pode finalizar com granulado, bolinha de brigadeiro, frutas, como você preferir.