Mais Lidas

Temor de quem faz hemodiálise

Pacientes crônicos são mais expostos

Doentes renais precisam sair de casa para se submeter às transfusões
Doentes renais precisam sair de casa para se submeter às transfusões -

Pelo menos três vezes por semana, Thiago Benedito Souza, 29 anos, paciente renal na Baixada Fluminense, precisa quebrar as regras do isolamento para realizar hemodiálise. Exposto na rua, ele convive com o medo de ser mais um a contrair o novo coronavírus.

Sem ter o que fazer, o único pensamento é o de conseguir sair de casa, seguir o ritual de terapia e voltar para os cuidados da família, sempre tentando tomar todas as precauções possíveis no ambiente externo.

"Tenho dois filhos e mulher em casa, mas nunca sei como vou estar quando chegar", lamenta ele, que é morador de Belford Roxo e precisa pegar dois ônibus para chegar à clínica onde realiza o tratamento.

O drama de Thiago se soma ao de muitos outros pacientes da saúde pública. Ofício da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal) ao Ministério da Saúde cobra ações que consigam proteger todos os pacientes renais.

Procurada pela reportagem do MEIA HORA, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que pacientes renais crônicos com sintomas da Covid-19 devem entrar em contato diretamente nas unidades onde se tratam para relatar informação da sua condição de saúde.