Mais Lidas

Delícia de Páscoa

Com as lojas fechadas, microempreendedores aproveitam esta data para ganhar uma graninha extra

Ovos de páscoa da Srta. Gourmet, em Bangu
Ovos de páscoa da Srta. Gourmet, em Bangu -

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a celebração da Páscoa vai ser um pouquinho diferente este ano. As reuniões familiares não são recomendadas, para evitar a proliferação da doença. No entanto, cada casa vai ter algo em comum: as delícias de chocolate, uma tradição desta época. Com as lojas fechadas, microempreendedores aproveitam esta data para ganhar uma graninha extra. E o segredo para evitar prejuízo com os é: controlar as encomendas e entregas delivery. 

A micro-empresária, Thayná de Souza Melo, do Ateliê Delícias da Thay, de Campo Grande, revela que as vendas não estão ruins. "Não está sendo como eu esperava, porémtambém não está sendo ruim. O jeito foi arrumar uma alternativa para chamar os clientes. Eu, por exemplo, ofereço a entrega gratuita. As pessoas acabam gostando por não terem que sair de casa e recebem os ovos em casa, em segurança", comenta.

A empreendedora e estudante de gastronomia, Ana Carolina França, da Srta. Gourmet, em Bangu, também se reinventoue começou a oferece o serviço de delivery para suas encomendas, que são feitas online. "No início da quarentena, eu já tinha algumas encomendas. Estava muito preocupada pelo investimento que eu fiz, pela minha segurança e a dos clientes. Quando as lojas fecharam, minhas vendas aumentaram muito. Sou de Bangu, na Zona Oeste, normalmente, entrego só na minha área e um pouco mais à frente. Mas agora, tenho entrega agendada até no Flamengo, na Zona Sul. As pessoas começaram a procurar a opção de entrega em casa, mesmo com taxa de entrega. Me adequei e vou entregar para os bairros mais longes. Quem vai levar é o meu noivo de carro".

Dificuldade de materiais

Nem tudo são flores. Thayná de Souza Melo, do Ateliê Delícias da Thay, por exemplo, teve problemas para encontrar os materiais para a produção dos ovos. "Estou até agora meio enrolada com a compra dos materiais, pois devido o coronavírus as lojas tiveram que fechar,com aquarentena. Algumas estão aceitando pedidos pelo WhatsApp e fazendo entrega. No entanto, a procura por materiais está grande o tempo de atendimento e entrega está muito longo. Estou aceitando as encomendas de acordo com o que eu consigo de material", desabafa ela, que já teve cancelamento de pedidos. "O salário de muitas pessoas foram reduzidos, outras não estão conseguindo trabalhar. Isso já me gerou cancelamento de pedidos".

Incentivo da vizinhança

Com as lojas fechadas, as duas empreendedoras concluem o esperado. O vizinhos e amigos na hora de optar por onde fazer a compra, faz toda a diferença. "As pessoas estão tentando ajudar umas as outras, valorizando o comércio local. Eu tenho achado esse movimento muito lindo! Grandes empresas vão ter prejuízos sim, mas pequenos produtores correm o risco de ficar sem ter o que comer no fim do mês. Então, optar por eles é sempre o melhor caminho", diz Ana Carolina. Thayná concorda: "As pessoas do bairro que já conhecem seu trabalho indicam seu serviço, seus vizinhos. E, nesta época, muitos tem valorizado o comércio local mesmo. Pra gente, é ótimo".
Ovos de páscoa da Srta. Gourmet, em Bangu divulgação
Ovos de colher do Ateliê Delícias da Thay, em Campo Grande Divulgação
Uma das opções de ovos de páscoa da Srta. Gourmet, em Bangu divulgação
Ovos de páscoa da Srta. Gourmet, em Bangu divulgação
Ovos de colher do Ateliê Delícias da Thay, em Campo Grande Divulgação
Ovos de colher do Ateliê Delícias da Thay, em Campo Grande Divulgação